Vai ter "Jurassic World 4"? Veja tudo o que sabemos sobre os próximos passos da franquia Jurassic! - Mundo Jurássico BR

Últimas notícias

Post Top Ad

domingo, 15 de outubro de 2023

Vai ter "Jurassic World 4"? Veja tudo o que sabemos sobre os próximos passos da franquia Jurassic!

Jurassic World 4 (ou Jurassic Park 7) acontecerá? Passado mais de 1 ano do lançamento de Jurassic World: Domínio, vamos listar aqui todo o pouco que sabemos e também especular sobre o futuro da franquia jurássica.

Jurassic World: Domínio serviu como uma conclusão não só para a nova trilogia, mas também para todos os seis primeiros filmes da saga, já que tivemos a reunião dos personagens principais de Jurassic Park (1993), como Alan Grant (Sam Neill), Ellie Sattler (Laura Dern) e Ian Malcolm (Jeff Goldblum) com os protagonistas novos, Owen Grady (Chris Pratt) e Claire Dearing (Bryce Dallas Howard). Isso ajudou a dar a Domínio um clima de encerramento, mas não necessariamente significa que a franquia ficará extinta. 

No fim de Domínio, os dinossauros foram levados ao Santuário.

Embora Domínio tenha recebido críticas negativas e um desempenho abaixo dos filmes anteriores nas bilheteiras, o nome da franquia ainda tem um grande apelo, tanto é que superou a marca do bilhão, sendo o 3º filme de maior bilheteria em 2022. A franquia Jurassic é uma das maiores de todos os tempos, e o nome por si só tem um grande apelo. Mesmo após tantas sequências, os filmes ainda evocam memórias do Jurassic Park original de Spielberg, que permanece um clássico.

A franquia Jurassic Park já pareceu morta antes, com um intervalo de 14 anos entre Jurassic Park III (2001) e o lançamento de Jurassic World 2015), que revitalizou a saga, tornando-se o terceiro filme com maior bilheteria de todos os tempos à época (a maior bilheteria da saga Jurassic até hoje) e recebendo críticas em sua maioria positivas. Jurassic World: Reino Ameaçado (2018) também teve uma bilheteria forte, mas críticas mais mistas. Essa tendência continuou com Jurassic World: Domínio (2022), que recebeu críticas negativas e teve um desempenho abaixo dos anteriores nas bilheteiras. 

Entre os lançamentos de Jurassic Park III e Jurassic World, foram 14 anos.

Mas o que REALMENTE sabemos até agora sobre o futuro da franquia? Temos algumas pistas. 

Elenco deve ser renovado

Em entrevista à revista People logo após as filmagens de Domínio, Bryce Dallas Howard se despediu da franquia e deu a entender que há mais por vir neste universo. Howard explicou a tristeza que sentiu ao encerrar sua jornada em Jurassic World e insistiu que era o fim de sua participação na franquia: 

"É muito triste dizer adeus pra algo tão maravilhoso. Mas também estou muito animada pelas pessoas que vão carregar a saga Jurassic para frente, sabe? Vai ser com um elenco muito diferente e é algo pra ser celebrado. Eu sei como fã o que eu quero ver no futuro, e eu espero que se concretize, de verdade."

Não ficou claro se a fala de Howard é só uma especulação dela sobre a direção que a franquia tomará a partir daqui, ou se ela realmente sabe de algo sobre os planos para futuros filmes (ou até séries). De qualquer forma, essa fala não apenas confirma que ela não aparecerá em Jurassic Park 7, mas sugere que boa parte do restante do elenco de Jurassic Park/World também encerrou sua participação.

Elenco deve ser renovado, com DeWanda Wise (Kayla Watts) podendo ter um futuro.

Porém, diferente de Bryce, em entrevista ao ComicBook.com, Chris Pratt não descartou um retorno de seu personagem. Ele comparou Jurassic World: Domínio a Vingadores: Ultimato no universo Marvel:

"Agora, após o fim de Vingadores [Ultimato]... Eles vão continuar a fazer filmes da Marvel, mas parece o fim de uma fase. É uma nova fase, sabe? E claro, a Marvel vai continuar a fazer coisas ótimas. Eu sinto que faz sentido que Jurassic vá continuar a contar ótimas histórias, mas eu acho que o Homem de Ferro se foi. Eu acho que eu seria o Hulk. Talvez."

Ao fazer essa comparação, Chris quis dizer que, assim como o Hulk voltou ao universo Marvel depois de Ultimato, Owen Grady poderia voltar ao universo Jurassic depois de Domínio. Quem sabe?

Não é o fim

Sabemos o que o elenco disse sobre o futuro, mas ninguém melhor do que os produtores dos filmes pra nos darem a resposta, certo? Em entrevista à Empire, o diretor/produtor/roteirista Colin Trevorrow declarou:

“Esse filme claramente se preocupa em criar novos personagens em que uma nova geração vai se apegar – Kayla Watts [DeWanda Wise], e o personagem de Mamoudou Athie, Ramsay Cole, que eu acho que na Versão Extendida você realmente sente seu propósito de uma forma melhor. E tem a personagem de Dichen Lachman [Soyona Santos], que é presa no final do filme. Tem mais coisas por vir.”

 

A "mulher de branco" teve destaque nas cenas em Malta de Domínio.

Trevorrow sugere também que ele não seguirá nem como diretor, nem como roteirista, abrindo espaço para uma nova visão de outro cineasta: 

"O que me empolga é a ideia de que, se uma oportunidade foi criada para outra pessoa realizar o que fiz com Steven Spielberg, ou seja, sentar-se e dizer, 'Escuta, tenho uma ideia', eu adoraria que essa pessoa se sentasse comigo ou com o Steven e dissesse, 'Eu entendi!'. Como dizem, 'a vida, uh, encontra um meio'."

Além de Colin Trevorrow, também tivemos outro membro da equipe de produção falando sobre o futuro da franquia. Em enrevista ao SlashFilm, Frank Marshall (produtor dos 3 filmes da nova trilogia, do curta Batalha de Big Rock e da série animada Acampamento Jurássico) falou:

"Eu acho que Domínio vai encerrar essa trilogia, mas nós não vamos descansar. Nós vamos sentar e ver o que o futuro vai ser. Nós temos uma série maravilhosa, Acampamento Jurássico, na Netflix. Nós obviamente queremos fazer bons filmes com qualidade e com uma ótimas histórias, ótimos roteiristas e diretores, mas nós definitivamente estamos procurando fazer mais no mundo de Jurassic."

Vale lembrar que recentemente foi anunciado pela Netflix um spin-off de Acampamento Jurássico (também animado),  intitulado Jurassic World: Teoria do Caos. Veja abaixo o vídeo do canal Eu coleciono dinossauros no YouTube falando sobre a nova série: https://youtu.be/Zqq4OuEZdf0

Nada de remake 

Em uma entrevista ao Collider, Trevorrow foi perguntado sobre o que ele acharia de um reboot/remake de Jurassic Park depois de Domínio: 

"Essa é só a minha opinião pessoal. Um dos desafios dessa franquia é que para fazer um reboot, você tem que refazer Jurassic Park. E eu lamento por quem for tentar fazer isso, porque é um dos melhores filmes de todos os tempos. Então, eu acho que de várias maneiras, nossa única opção é seguir em frente e expandir, porque voltar para trás e tentar refazer Spielberg e Crichton? Boa sorte."

Trevorrow se refere ao diretor Steven Spielberg, que dirigiu o Jurassic Park original de 1993, baseado no livro homônimo de Michael Crichton, lançado em 1990.

Sam Neill em Jurassic Park (1993).

De fato, não só na visão de Trevorrow, mas de grande parte dos cinéfilos e especialistas, Jurassic Park é considerado um dos melhores filmes da história, e é ainda hoje exaltado pela sua inovação técnica. Quando foi lançado, se tornou a maior bilheteria de todos os tempos, até ser superado por Titanic em 1997. Em 2018, a Biblioteca do Congresso dos EUA selecionou Jurassic Park para ser preservado no Registro Nacional de Filmes dos Estados Unidos por sua importância cultural.

Filme para maiores?

Em outra entrevista, Trevorrow falou sobre a ideia de um filme R-Rated (para maiores de 18 anos) para oferecer uma perspectiva nova. 

"A razão pela qual temos dinossauros e humanos no mesmo lugar, essa ideia sci-fi, é uma ideia brilhante. Daí em diante, eu acho que alguém de fora deveria vir até nós.”

Não parece provável que a Universal siga por esse caminho, sobretudo considerando o apelo infantil que os filmes Jurassic tem.

Previsão de lançamento

Até o momento, não temos nem a confirmação oficial de um novo filme, então muito menos temos uma data. Olhando o calendário de lançamentos da Universal Pictures, existem filmes programados até novembro de 2025, então mesmo que, na melhor das hipóteses, já houvesse alguma coisa em estágio inicial de desenvolvimento, provavelmente seria lançado em 2026 ou 2027. Como não é o caso (ao menos pelo que temos notícia), é provável que um próximo filme da franquia Jurassic fique para o final da década (entre 2028 e 2030).

História

Há alguns anos fizemos um artigo aqui no Mundo Jurássico BR especulando sobre o que poderia acontecer pós-sexto filme e muitas dessas ideias permanecem possíveis:

TEORIAS: O que vai acontecer em JURASSIC WORLD 4 / JURASSIC PARK 7? - Mundo Jurássico BR


Em uma entrevista ao Deadline, o diretor Colin Trevorrow sugeriu que não explorou totalmente as implicações de um mundo onde os dinossauros vagam livres, pois queria deixar isso para filmes futuros. Uma das principais reclamações sobre Jurassic World: Domínio foi que sua história não aproveitou a configuração empolgante que Jurassic World: Reino Ameaçado deixou: dinossauros à solta pelo mundo. Uma sequência que mergulhasse na interação entre dinossauros e humanos no mundo moderno parece uma ideia boa para Jurassic World 4 e seria um jeito perfeito para apresentar novos personagens.

O prólogo de Domínio mostrou a T-Rex invadindo um cinema drive-in.

Série Live-Action

Em 2020, publicamos que uma série live-action de Jurassic World estava em desenvolvimento, notícia que veio do site de fãs Jurassic Outpost. Há alguns dias, o mesmo Outpost divulgou que a série acabou não saindo do papel e que não há informações de se isso vai acontecer um dia.

Isso é tudo o que sabemos sobre o futuro da franquia Jurassic! Resumindo, o que temos é que:
  • Vamos ter novos filmes, só não sabemos quando;
  • Nesses novos filmes, o elenco deve ser renovado;
  • Nova série animada Teoria do Caos vai ser lançada em 2024 na Netflix;
  • Série live-action não vai sair do papel.
Fique ligado no Mundo Jurássico BR para novidades do mundo de Jurassic World e Jurassic Park!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Footer Ad

Update cookies preferences -->