TEORIAS: O que vai acontecer em JURASSIC WORLD 4 / JURASSIC PARK 7? - Mundo Jurássico BR

Últimas notícias

Post Top Ad

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

TEORIAS: O que vai acontecer em JURASSIC WORLD 4 / JURASSIC PARK 7?

Jurassic World 3 chega aos cinemas em junho de 2021, e tudo indica que este será o último filme dessa nova trilogia. Mas a pergunta que não quer calar é: este será o último filme da franquia Jurassic? E a resposta mais provável é não.


O motivo é óbvio: essa é a franquia mais lucrativa da Universal, o estúdio que produz e distribui os filmes. E isso se tornou mais claro em uma entrevista recente do diretor de Jurassic World e Jurassic World 3, Colin Trevorrow, onde ele insinuou que o terceiro filme da nova trilogia não seria o último. Mas ok: que terão mais filmes, isso parece claro. Mas a dúvida é: quando? Porque, por exemplo, esperamos 14 anos desde o lançamento de Jurassic Park III para que Jurassic World chegasse aos cinemas. Claro, essa demora se deu pelo fato de JP3 ter tido desempenho abaixo do esperado tanto na recepção crítica, quanto nas bilheterias. A partir disso, a Universal viu que a franquia estava desgastada e percebeu a necessidade de um hiato e uma renovação. E vale ressaltar que esses 14 anos de espera geraram uma ansiedade e expectativa que ajudaram muito na bilheteria de Jurassic World, que na época chegou a se tornar a terceira maior bilheteria de todos os tempos. Então, tudo vai depender de como será a recepção de Jurassic World 3. Se o filme tiver boa recepção do público e da crítica, com certeza não vai demorar pra termos o sétimo filme da franquia. Mas, se a Universal (junto com Spielberg) sentir novamente que a série precisa de um hiato de alguns anos, aí podemos ter que esperar mais. Mas a certeza é: mais cedo ou mais tarde, teremos mais filmes Jurassic.

Bom, só que para fazerem mais filmes, eles terão que ter histórias para contar, não é? Então, aqui nesta matéria, vamos tentar teorizar para onde a franquia poderia ir depois de Jurassic World 3 e que tipo de filmes poderiam ser feitos.

O primeiro ponto importante a se considerar é: o final do quinto filme, Jurassic World: Reino Ameaçado (2018) mudou completamente a história do mundo de Jurassic. No fim do filme, uma parte dos dinossauros é libertada da Mansão Lockwood pela garota Maisie e outra parte é vendida durante o leilão de dinossauros. Então agora os dinossauros estão soltos pelo mundo. E não é como em O Mundo Perdido (1997), onde o T-Rex foi para a cidade e depois foi capturado e levado de volta para a ilha. O que aconteceu em Reino Ameaçado não tem mais volta. E tem duas frases no filme que deixam isso bem claro:

"Se você apertar esse botão, não vai ter volta." — Owen Grady


"Quer voltar no tempo antes de Hammond ter decidido brincar de Deus? Não dá pra voltar atrás." — Eli Mills



Ou seja, daqui pra frente, gostando ou não, os humanos terão de conviver com os dinossauros no mundo inteiro. Até porque, mesmo que os dinossauros que fugiram da mansão para a floresta sejam abatidos, há também os dinossauros que foram vendidos antes do leilão ser interrompido e foram levados a vários lugares do planeta (na chegada dos convidados, ouvimos falar de um russo, que inclusive tenta comprar o Indoraptor depois). Assim, a tecnologia para clonagem desses animais se tornou open-source, ou seja, não é mais exclusiva de uma única empresa ou grupo de pessoas.

Não sabemos como Jurassic World 3 vai acabar, mas podemos ter certeza de que não vai terminar com os dinossauros presos numa ilha novamente. Então, a partir disso, para onde a história poderia ir no futuro? Abaixo, listamos algumas das nossas teorias:

1. Filme sobre DX


DX é uma doença de príons que é citada no livro The Lost World, a sequência de Jurassic Park escrita por Michael Crichton, onde indica-se que é transmitida pelos dinossauros aos humanos. Aliás, o fim do livro deixa um pequeno suspense no ar ao falar sobre essa doença. Isso me faz pensar que, se Michael viesse a escrever um terceiro livro, talvez fosse focado nesse tema.


Uma nova trilogia poderia ser feita abordando este tema. Seria talvez o mais científico dos Jurassic Parks, e poderia ser focado em um paleobiologista (talvez Richard Levine, do segundo livro) que estivesse estudando os dinossauros e seus impactos no ecossistema global. Eventualmente, esse paleobiologista descobriria uma doença mortal aos humanos causada pelos dinossauros, e iniciaria uma jornada em busca da cura.

2. Jurassic Apocalypse

Essa ideia seria uma extensão da primeira. Poderíamos ter um ou mais filmes baseados em um conceito de um apocalipse dos humanos causado pelos dinossauros. Como eu disse, poderia envolver a primeira ideia da Doença de Príons, que poderia ser a causa de grande parte da população humana adoecer e morrer.

3. Filme spin-off sobre origem do primeiro parque


Essa ideia seria um filme que retratasse a origem do Jurassic Park (o primeiro parque), focado em versões mais jovens de John Hammond e Benjamin Lockwood. Em Reino Ameaçado foi mencionado que esses dois personagens tinham uma relação próxima, mas segundo Lockwood, eles se separaram em determinado momento. Talvez fosse interessante um filme que fizesse a abordagem da relação deles, mostrando os motivos que os separaram, e ao mesmo tempo, mostrando os primeiros experimentos de recriação de dinossauros (talvez até com um jovem Henry Wu), com o nascimento da Rexy, a T-Rex do primeiro, quarto e quinto filmes, e da Big One (a Velociraptor principal do primeiro filme).

O filme poderia terminar na mesma cena em que o primeiro filme de Jurassic Park começou, com o Incidente InGen, onde um operador é morto por um Velociraptor em sua chegada à ilha. Como mencionei acima, acho que esse tipo de filme funcionaria mais como um spin-off do que como um filme da série normal, já que teria menos cenas de ação e seria mais focado no drama dos personagens e na parte científica do que nos dinossauros em si.

4. Filme prequel com história semelhante ao jogo Jurassic Park: The Game


Essa seria uma ideia que já foi utilizada na franquia em The Game, com uma história se passando durante ou pouco depois dos acontecimentos do primeiro filme Jurassic Park, onde um personagem volta à ilha para pegar os embriões que estavam com Nedry.

5. Remakes de Jurassic Park e — principalmente — O Mundo Perdido mais fieis aos livros

Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993) é um clássico histórico indiscutível. Um dos maiores filmes da história do cinema. Mas... poderia ser interessante ver uma abordagem diferente da de Steven Spielberg para a adaptação do livro de Michael Crichton. Na sua versão, Spielberg utilizou uma abordagem mais branda do livro de Crichton, que tem momentos de bastante terror em suas linhas. Talvez uma versão R-Rated (para maiores) de Jurassic Park seria legal de ver.

Isso sem falar em O Mundo Perdido. Esse sim merecia com toda certeza um remake. Para quem nunca leu o livro de Crichton (recomendo demais), pode até achar o filme bom (e de fato é). Mas quando você lê o livro, percebe o quanto do conteúdo dele foi desperdiçado no filme. Na verdade, é quase um pecado dizer que o filme O Mundo Perdido é baseado no livro de Michael Crichton, porque muito pouco das páginas é utilizado na tela. Fato é que seria um sonho ver uma adaptação fiel do livro para os cinemas.

6. Nada de novos filmes: Vamos fazer uma série!

Essa seria uma ideia fantástica na minha opinião. Só com o conteúdo dos dois livros, daria para fazer uma série de pelo menos umas 4 temporadas! Mas é claro que a série deveria ser bem produzida, com efeitos especiais dignos de um Jurassic Park (o que hoje já é possível na TV) e com um bom elenco e equipe de produção. A HBO é uma que faz isso muito bem, vide Game of Thrones e Westworld (esta inclusive é baseada em um livro de Michael Crichton). E vale lembrar que já está confirmado que a Netflix vai produzir uma série de animação baseada na franquia. Mas faz pra gente uma live-action, dona Netflix!

LEIA MAIS: Netflix anuncia série animada Jurassic World: Camp Cretaceous


Vale ressaltar que já existem rumores de que está sendo desenvolvido um piloto para uma série live-action (com atores reais) da franquia, mas por enquanto são só rumores. LEIA MAIS AQUI.

E você, qual sua opinião? Acha que uma dessas ideias pode funcionar? Tem alguma outra ideia? Compartilha aí nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Footer Ad

Update cookies preferences -->