ANÁLISE: O que é o Santuário citado em "Jurassic World: Reino Ameaçado"? - Mundo Jurássico BR

Últimas notícias

Post Top Ad

domingo, 13 de janeiro de 2019

ANÁLISE: O que é o Santuário citado em "Jurassic World: Reino Ameaçado"?


O fim de Jurassic World: Reino Ameaçado foi, de fato, um divisor de águas para a franquia Jurassic Park, o que faz os fãs pensarem sobre o futuro da série, já que o filme deixou muitas pontas soltas que devem ser exploradas no último filme da nova trilogia, Jurassic World 3, que estreia em 2021. Uma dessas pontas soltas foi um lugar misterioso ao qual fomos introduzidos no filme, mas que não sabemos praticamente nada sobre ele ainda — o Santuário. Veja abaixo o trecho do filme em que Claire, Mills e Lockwood conversam sobre o assunto:



Essa cena pode ser importante dentro da história dos filmes e sobretudo para o encerramento da nova trilogia em Jurassic World 3. No final de Reino Ameaçado, vimos os dinossauros que foram resgatados da Isla Nublar fugirem ou serem leiloados e, de um jeito ou de outro, espalhando-se pelo mundo. Supomos que isso não vai dar muito certo, nem para a humanidade, nem para os animais. Supomos também que vendo isso acontecer, Claire, Owen e companhia devem querer completar o objetivo de Lockwood e levar esses animais para um lugar seguro. É aí que entra o Santuário. Por isso, vamos analisar alguns pontos importantes da cena acima:

"Nós temos um pedaço de terra."

Mills afirma durante a cena que eles JÁ TEM um lugar para levar os dinos. Ou seja, não é um lugar que eles vão construir ou comprar/alugar. Eles já tem o local. Mills também afirma que ele é "guardado por barreiras naturais." Mas o que seriam essas barreiras? Pela maquete mostrada no filme, parece que há algumas montanhas em volta e o mais importante — água. Ou seja, supomos que é uma ILHA. E isso nos leva a um outro ponto:

Onde é o local?

Supondo que é uma ilha, daí pensamos: onde ela fica? O primeiro lugar que nos vem à mente é: Las Cinco Muertes. Esse é o nome do arquipélago composto por cinco ilhas, entre as quais está a Isla Sorna (que apareceu em O Mundo Perdido: Jurassic Park e em Jurassic Park III). Sorna está, provavelmente, inabitada, e não serviria como um refúgio para os dinos porque assim como na Isla Nublar, lá também existe um vulcão, como explicamos em um post anterior aqui no site. Clique no link a seguir para ler.

LEIA TAMBÉM: O que aconteceu com a Isla Sorna?

Aliás, como mostrado em Reino Ameaçado, a Nublar foi dizimada pela erupção do vulcão Monte Sibo. Mas voltando às Cinco Mortes, temos além de Sorna, outras quatro ilhas no arquipélago: Isla Muerta, Isla Matanceros, Isla Tacaño e Isla Pena, como mostra o mapa abaixo, exibido em uma cena do segundo filme da série:


O Mundo Perdido foi o único filme da franquia que falou sobre essas ilhas. Além de mostrar o mapa acima quando Kelly está no trailer, mais tarde, em outra cena, o dono do barco que leva Malcolm e a equipe para a ilha, fala sobre Las Cinco Muertes. Ele inclusive se recusa a ficar esperando Malcolm voltar, porque diz que tem medo das ilhas, pois ouviu histórias de pescadores que se aproximaram delas e nunca mais foram vistos. Aliás, cabe aqui uma curiosidade: no livro O Mundo Perdido, é dito que o local se chama Las Cinco Muertes, pois uma lenda indígena local conta que um bravo guerreiro foi capturado por um rei e foi-lhe oferecido escolher morrer por cinco mortes. Ser queimado, afogado, amassado, enforcado e decapitado. O guerreiro escolheu as cinco e foi de ilha em ilha para enfrentar os desafios.

Para que servirá o Santuário?

A fala de Benjamin Lockwood sobre o lugar em Reino Ameaçado é curiosa. Porque quando Claire pergunta se ele vai salvar os dinossauros, Lockwood diz que ele salvará NÓS. Mas o que ele quer dizer com isso? Provavelmente ele já previa que os dinossauros seriam retirados da ilha de um jeito ou de outro, e que se tornaria um problema para os humanos ter que conviver com esses animais. Por isso, ele idealizou o Santuário para levar os dinossauros para lá e mantê-los em um local isolado. Aqui na fala de Lockwood há também uma referência a uma fala de John Hammond em O Mundo Perdido: Jurassic Park: "Essas criaturas precisam da nossa ausência para sobreviver, não da nossa ajuda." E quando Lockwood diz que "esse era o sonho de Hammond", também é uma referência ao segundo filme da série, porque lá o personagem de Richard Attenborough já demonstrava ter mudado seus objetivos iniciais de ter um parque de dinossauros para agora ter um local onde os dinossauros pudessem viver livremente, sem interferência humana. "De capitalista para naturalista em apenas quatro anos", como disse Malcolm no filme.

Maisie ou Iris sabem onde fica o Santuário?

No entanto, para que Claire consiga realizar o sonho de Lockwood e Hammond, ela precisa saber onde o local fica exatamente. Como já especulamos acima, pode ser que seja uma das Cinco Muertes, mas não temos certeza. As únicas pessoas que sabiam a localização eram: Lockwood, morto; Mills morto; Iris, que morre em uma cena excluída do filme, mas o roteirista Colin Trevorrow confirmou que ela está viva em entrevista recente; e por último, temos Maisie, que agora está sob a tutela de Claire e Owen, e que é a melhor esperança para sabermos onde o Santuário fica. Em outra cena deletada, Maisie brinca com miniaturas de dinos na maquete que fica na mansão, então ela, no mínimo, sabia que existia um lugar chamado "Santuário". Resta saber se ela sabe a localização exata.

LEIA TAMBÉM: Roteirista Colin Trevorrow responde perguntas sobre Jurassic World 2

As duas cenas deletadas de Reino Ameaçado. À esquerda, Iris enfrenta o Indoraptor e à direita, Maisie brinca com a maquete do Santuário.
Seja de qualquer forma, o Santuário pode vir a ser parte da história do terceiro filme. Quem sabe até seja lá que Jurassic World 3 acabe, com os dinossauros vivendo em paz finalmente? Será que é esse o caminho que o sexto filme da série seguirá? Deixe seus comentários e teorias! E anote na sua agenda: Jurassic World 3 estreia em 11 de junho de 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Footer Ad

Update cookies preferences -->