Entrevista com Phil Tippett (1ª Parte) - Phil fala sobre a produção de 'Jurassic Park'! - Mundo Jurássico BR

Últimas notícias

Post Top Ad

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Entrevista com Phil Tippett (1ª Parte) - Phil fala sobre a produção de 'Jurassic Park'!

Na última quarta, Jack De La Mare, o administrador do fan site JurassicWorld.org, teve a honra de entrevistar o premiado supervisor de efeitos especiais Phil Tippett, conhecido por seus trabalhos em Jurassic Park, Star Wars, Indiana Jones, Robocop e, agora, Jurassic World. Na primeira parte da entrevista, Phil contou detalhes nunca divulgados sobre a produção de Jurassic Park, em 1992! Veja a primeira parte da entrevista, traduzida, a seguir:

Phil: Olá! 

Jack: Honestamente, é uma honra estar falando com você. 

Phil: Que pena! 

Jack: Haha, muito obrigado por fazer isso. 

Phil: O prazer é meu. 

Jack: Se não se incomoda, eu adoraria começar? 

Phil: Sim, claro.

Jack: Você esteve envolvido com stop-motion durante quase toda a sua carreira e você teve que mudar e se adaptar ao longo do tempo. Que papel você acha que o stop-motion tem na produção dos filmes modernos? 

Phil: Eu não tenho tanta certeza. Você sabe, nas últimas vezes eu não acho que fizeram muito sucesso nas bilheterias. Isso vai influenciar muito no que diz respeito aos estúdios. Eu sei que a Leica tem seu próprio financiamento privado para que eles possam continuar se é isso que eles escolherem. 

Portanto, é muito difícil dizer, pelo menos falando de filmes nos cinemas. Mas há uma proliferação de lá para fora. Muitos cineastas estudantes estão interessados ​​em stop-motion, um pouco de stop-motion está aparecendo agora em comerciais de televisão e ele está sendo usado para webcasts e coisas assim. 

Jack: Sim, isso é verdade. Então, o que você pensa sobre a evolução dos efeitos visuais? Na sua opinião, o que podemos esperar no futuro? 

Phil: Bem, eu não muito vidente, então eu realmente não sei. Eu acho que, cada vez mais, as máquinas serão mais inteligentes, terão certas funções e se tornarão, eu espero, mais intuitivas e menos técnicas, sendo muito mais baseadas em um artista. As coisas estão se movendo lentamente nessa direção. Vai ser muito bonito coisas assim até a próxima revolução tecnológica. E isso pode muito bem estar relacionado à Jurassic Park. Eu estive com Jack Horner, paleontólogo em Jurassic WorldJurassic Park e outros. Jack está trabalhando em reengenharia genética de uma galinha para que ela se torne mais parecida com um dinossauro, então, uma vez que ele consiga fazer isso, nós estaremos todos desempregados. 

Jack: Haha! Já ouvi falar sobre isso, eu tenho o livro que ele escreveu em algum lugar, é incrível.

Phil: Sim, é uma loucura.

Jack: Eu realmente não posso esperar para ver mais sobre isso, adaptar o DNA de uma galinha é uma loucura. Isso não será Jurassic Park, será real. 

Phil: É! Sim, eu não posso esperar para ver o que, você sabe, vai acontecer com isso. 

Jack: Quais são seus pensamentos sobre a crença de que o stop-motion é uma arte aparentemente morta? Você acha que ainda é uma habilidade valiosa que vai continuar a se desenvolver durante os anos? 

Phil: Eu não sei o que é uma arte morta, o que eu quero dizer é, certamente, esse é um ofício que não é tão viável em grandes filmes para fazer criaturas e coisas estranhas de forma real, então essa era já passou. Mas para as pessoas que ainda estão interessadas ​​no material, eu tenho trabalhado por algum tempo, por conta própria, em curtas-metragens e eles são em stop-motion, principalmente. 90% em stop-motion. Então, eu estou aqui para fazer com que isso viva e trabalhar com outras pessoas que ainda estão interessadas ​​em fazer esse tipo de trabalho prático. 

Jack: Eu assisti Prehistoric Beast, eu já o tinha visto antes, mas eu o assisti novamente hoje... e é incrível como ele ainda sobrevive depois de todo esse tempo. É a mesma coisa com o Jurassic Park, quer dizer, os estão ainda mais incríveis hoje. Então, eu só ia perguntar realmente, como exatamente você foi trazido para o primeiro filme Jurassic Park? 

Phil: Bem, eu recebi um telefonema de Kathy Kennedy [produtora de JP1 e JP3] logo depois que acabei Robocop 2 e ela disse "Hey, Steven tem este projeto que estamos trabalhando e há um monte de dinossauros. Você está interessado?" Eu disse: "É claro!" e então eles me mandaram o… o livro, que ainda não tinha sido publicado, e algumas imagens antes de serem impressas. Eu as imprimi e li o livro, e ele era realmente muito legal. Depois, nós começamos a produzir.

Eu passei grande parte do meu tempo na pré-produção, fazendo storyboards, arrumando as coisas, e eu acho que foi de mais ajuda com certos tipos de coisas. Crichton tinha o Apatossauro como uma das primeiras criaturas que eram vistas no livro. Para tornar as coisas um pouco mais cinematográficas, ele me pressionou para eu transformar isso em um Braquiossauro ou em um Ultrassauro, que era muito maior e, na verdade, muito mais interessante para projetar, fisiologicamente. Então, eu acho que para a cena da fuga [dos galimimos], tínhamos inicialmente Hadrossauros, e eu sugeri que eles se transformassem naqueles Galimimos, que eram criaturas que podiam atingir uma velocidade muito maior.

Desse jeito, seria cinematograficamente mais dramático e emocionante. Pequenas coisas como essa, precisam de escala. Crichton, no livro, não se preocupou com a escala das coisas, eu acho que ele tinha a pick-up do Tiranossauro como um dos Ford Explorers e agitava-os por perto, como em The Beast of 20,000 Fathoms (1953). Mas a escala não deu certo, então eu modifiquei coisas assim. 

Jack: Você mencionou o Braquiossauro e a cena dos Galimimos. Essas são duas das cenas mais memoráveis ​​dos filmes, então eu acho que se tivesse sido com os dinossauros escritos por Michael Crichton, teria sido diferente. Como você disse, a escala de um Braquiossauro é muito maior e quando ele é revelado no filme e é um momento incrível.

Phil: Sim, funcionou muito bem. Tivemos todo o material planejado. Michael Lantieri, que lida com todos os efeitos de chão, tinha um grande guindaste manipulado por um fio que foi até as folhas de modo que as folhas no topo da árvore enorme fossem puxadas, de modo que você não podia ver esse fio. E você sabe, Steven ordenou que na tomada que olhassem para cima para a árvore, o Braquiossauro se levantasse sobre as patas traseiras e atingisse com a boca, gentilmente, as folhas. Foi assim que tudo aconteceu no set.

Jack: Qual foi o momento mais memorável de trabalhar em Jurassic Park em 1993? Você tem histórias pouco conhecidas da produção do filme? 

Phil: Bem, para mim a coisa mais importante que aconteceu foi a transição de fazer as coisas stop-motion para go-motion, que era o jeito que nós estávamos fazendo, e que mudou drasticamente quando Dennis e sua equipe da ILM fizeram uma série de testes provando que o computador pode ser capaz de representar mais realmente as nossas criaturas.

Jack: Houve uma razão específica por você não estar envolvido com The Lost World ou com Jurassic Park 3? E você acha que houveram algumas possíveis diferenças nesses filmes, sem a sua supervisão?

Phil: Oh, eu não sei, eu estava em outros projetos durante esse tempo. Claro que por através de Jurassic Park eu pude ter meu próprio estúdio, e uma das dificuldades que havia, era de não haverem muitos animadores gráficos de computador que já tinham feito esse tipo de trabalho em criaturas. Nós desenvolvemos este dispositivo de captura de movimento, que era ainda muito precoce, mas que os animadores stop-motions poderiam usar e agora nós temos em todo lugar. Isso funcionou mais como um tapa-buracos de uma apólice de seguro e a cena do cercado do T-Rex e a cena dos Raptors na cozinha foram todas feitas com estes dispositivos. Então foi assim que aconteceram um monte de coisas. 

Jack: O que é a sua parte favorita do trabalho: projetar os dinossauros ou vê-los animados? Ou é outra coisa? 

Phil: Você sabe que para mim a parte mais interessante é a pré-produção, onde você está arrumando tudo e fazendo o planejamento, para descobrir como você vai fazer tudo o de que jeito você vai entrar no jogo. E então, você sabe, uma vez que você entra no jogo, é apenas uma questão de gerenciar isso e ter certeza de que tudo o que você tinha planejado está sendo filmado corretamente para que quando você traga tudo de volta ao estúdio, ocorra tudo bem. E há, ocasionalmente, problemas, e às vezes você tem que fazer ajustes no set quando as coisas não estão exatamente do jeito que você pensou que ia ser.

E de vez em quando as coisas vão acontecer, como quando estávamos filmando a cena do cercado do Rex e na cena em que o advogado é morto. Nós estávamos lá filmando, e inicialmente, no roteiro e nos storyboards (que são todos muito importantes em termos de orçamento, porque cada elemento dos storyboards são contabilizados no orçamento) o tiranossauro seria uma grande locomotiva que simplesmente explodia através do vaso sanitário em que o advogado está. Quando chegamos lá fora e estávamos arrumando a câmera, eu disse a Steven: "Ei, você sabe que seria muito legal se nós fizéssemos uma tomada onde vemos o Tiranossauro comer o cara." E Kathy [Kethleen Kennedy] disse: "Nós não estamos no orçamento para isso!" E Steven disse: "Sim, mas vamos em frente, é uma boa ideia, vamos fazer isso." Então, pequenas coisas como essa surgem apenas no local. 

Jack: Isso é brilhante, eu não sabia disso, isso é fantástico. Qual foi/é o seu dinossauro favorito para ver na tela, especialmente depois de todo o tempo que passou sendo feito em modelagem e animação? 

Phil: Eu não sei, tudo é diferente e representa um desafio. Cada personagem é um tipo diferente de um personagem com a sua própria sombra e ação, então eu estou meio onívoro no meu gosto por dinossauros. 

Ainda hoje, o Mundo Jurássico BR vai traduzir a segunda parte da entrevista, onde Phil fala sobre o novo filme: Jurassic World! Fiquem ligados aqui no blog, nFacebookno Google+ e no Twitter

Fonte: JurassicWorld.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Footer Ad

Update cookies preferences -->