"Jurassic Park III" - Especial de 19 anos (Parte I): Como a produção se atrapalhou - Mundo Jurássico BR

Últimas notícias

Post Top Ad

sábado, 18 de julho de 2020

"Jurassic Park III" - Especial de 19 anos (Parte I): Como a produção se atrapalhou

Em 18 de julho de 2001, estreava o terceiro filme da franquia Jurassic Park


Enquanto as filmagens de Jurassic World: Dominion continuam, neste sábado (18) relembramos aquele que é, talvez, o mais polêmico dos filmes da franquia jurássica: Jurassic Park III. O terceiro lançamento da saga iniciada por Steven Spielberg (Jurassic Park, 1993) foi justamente o primeiro que não teve a direção do cineasta; Spielberg passou o bastão para Joe Johnston (Jumanji, 1995). O filme é considerado pela maioria da crítica e dos fãs como o "pior" filme Jurassic até hoje. Mas o que levou o filme a ter esse posto indigesto? Foi mal dirigido? Mal produzido? Mal roteirizado? Há mais pontos positivos ou negativos? Vamos lá analisar Jurassic Park III:

A direção

Steven Spielberg foi o diretor dos dois primeiros filmes da franquia — Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993) e O Mundo Perdido: Jurassic Park (1997). 

Steven Spielberg nos bastidores de O Mundo Perdido: Jurassic Park (1997).

Após o sucesso crítico e comercial do primeiro filme, a Universal Pictures deu carta branca para Spielberg fazer o que quisesse da franquia. Tanto é que Spielberg fez algo que nunca havia feito e nunca voltaria a fazer em sua carreira: dirigir uma sequência. O Mundo Perdido: Jurassic Park veio às telonas em 1997 com o desafio de manter o nível do primeiro filme, algo que não aconteceu nem do ponto de vista do público e muito menos da crítica especializada. Para se ter uma ideia: Jurassic Park (1993) tem uma nota do público de 8,1/10 no IMDb e uma aprovação dos críticos de 91% no Rotten Tomatoes. Já O Mundo Perdido teve 6,6/10 no IMDb e 51% no Rotten Tomatoes. Na bilheteria, também houve queda: US$ 912 x 618 milhões.

Joe Johnston, amigo próximo de Spielberg, que havia trabalhado com ele nos 2 primeiros filmes da saga Indiana Jones em 1981 e 1984, já havia pedido para dirigir a sequência de Jurassic Park. Spielberg havia dito a ele que dirigiria o segundo, mas se houvesse um terceiro longa, ele passaria o bastão para Johnston. E foi exatamente o que aconteceu.

Joe Johnston e Sam Neill nos bastidores de Jurassic Park III (2001).

Não dá pra dizer que a escolha de Johnston foi errada, pois ele havia dirigido filmes interessantes anteriormente, como As Aventuras de Rocketeer (1991) e o clássico Jumanji (1995). Era visto como um diretor promissor à epoca. No entanto, Johnston sofreu com as idas e vindas do roteiro, algo que explicamos a seguir:

O roteiro (ou a falta dele)

'Nós nunca tivemos um roteiro final." Foi exatamente isso que disse Joe Johnston em uma entrevista à revista que ele deu na época do lançamento do filme. E foi exatamente isso, Jurassic Park III foi filmado sem que o filme tivesse um roteiro. E é daí que surgem todos os problemas.
    

Na entrevista (leia ela completa no link acima), o diretor relata que haviam 3 histórias diferentes que foram discutidas para o filme:

História 1 - Jovens presos em uma ilha

A primeira versão do roteiro foi escrita em junho de 1999 por Craig Rosenberg (Ladrão de Diamantes, 2004). A história era sobre cinco ou seis jovens que ficavam presos na ilha. No entanto, essa versão foi descrita por Johnston como "muito desestimulante". De fato, a premissa da história não parece empolgante.

História 2 - Família, Grant e Billy com pouso forçado, e dinos no continente


A segunda versão da história era uma mistura da história 1 com a que realmente vimos no cinema. Envolvia uma família com uma criança e um pouso forçado de Grant e Billy na ilha. Também teria uma história paralela na Costa Rica, onde dinossauros estariam migrando para o continente e matando pessoas, sendo que não se sabia quem, o que, ou porque estariam fazendo isso. No fim, seriam Pteranodontes.

Essa história 2 parece que seria mais promissora do que a que vimos nos cinemas, pois a presença de Grant na ilha seria um acidente e não uma ida apenas por dinheiro sem sentido, como mostrado no filme. Além disso, a presença de dinossauros no continente seria um plot interessante. O que não fica claro desse roteiro é como seria a participação dessa família no enredo.

História 3 - A versão final

5 semanas antes das filmagens, Steven Spielberg e Joe Johnston chegaram à conclusão que a história 2 também não era boa o suficiente. Então ela foi descartada. O problema é que, além dos storyboards, a produção já havia feito programação, orçamentos e começado a procurar locações e até a construir sets. Foi então que David Koepp (que escreveu o roteiro dos dois primeiros filmes) surgiu com a ideia de  uma missão de resgate, que Steven e todos gostaram. 

Não tinha mesmo como dar certo.

O próprio Johnston admitiu que tiveram que "enfiar" cenas em sets que já haviam sido feitos no novo roteiro, algo que prejudicou o filme como um todo, pois a história virou uma colcha de retalhos. Exemplos disso são os diversos furos que o roteiro tem, como "quem matou os homens do barco na cena inicial?", "porque Grant não verificou os fundos do cheque dos Kirby?", entre outros.


Mas afinal, de quem foi a culpa das "trapalhadas"?

Os principais culpados de tudo foram Universal Pictures por não ter feito o adiamento, vendo que nem roteiro o filme tinha, e Steven Spielberg/Joe Johnston por terem prosseguido com a produção baseada no roteiro 2 vendo que este não era convincente e depois ainda terem resolvido mudar tudo 5 semanas antes do ínicio das filmagens. Ou seja: erro duplo.

Isso tudo teve impacto na recepção do filme. Como mencionado anteriormente, O Mundo Perdido já tinha tido uma queda nas notas do IMDb e do Rotten Tomatoes, e Jurassic Park III ainda piorou os números: nota 5,9/10 no IMDb e 49% de aprovação no Rotten. Além disso, a bilheteria também teve queda: US$ 368 milhões, uma queda de 40% em relação à O Mundo Perdido.

Mas será que na obra final, deu tudo errado mesmo? Ou será que Jurassic Park 3 tem suas virtudes? Veja a parte II do Especial 19 anos de Jurassic Park III, com a nossa crítica do filme em si:

[PARTE II VAI AO AR NO DIA 19/07]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Footer Ad

Update cookies preferences -->