Campanha de marketing de Jurassic World 2 é alvo de processo - Mundo Jurássico BR

Últimas notícias

Post Top Ad

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Campanha de marketing de Jurassic World 2 é alvo de processo



A Amblin Entertainment, produtora de Steven Spielberg e responsável pela realização de Jurassic World: Reino Ameaçado, junto com a Universal Pictures, está sendo processada em 10 milhões de dólares pelo uso da frase "Save the Dinos" (salvem os dinossauros, em tradução literal) em produtos de merchandising, como camisetas, por exemplo. Quem reclamou foi a associação The Dinosaur Project - que, apesar de não proteger os direitos dos animais já extintos no nosso mundo real, luta por espécies em risco de extinção para que não tenham o mesmo destino que os dinossauros.


A frase tem seus direitos autorais registrados para a The Dinosaur Project, que concedeu permissão para a utilização dos termos no contexto do filme em troca do pagamento de 50 mil dólares pela produtora. Na trama, o Dinosaur Protection Group, grupo ficcional liderado pela personagem Claire Dearing (Bryce Dallas Howard) precisa salvar os dinossauros da Isla Nublar, que estão ameaçados por um vulcão prestes a entrar em erupção.

A autorização previa a utilização da frase em materiais promocionais relacionados ao filme, como as campanhas de marketing viral na internet, e sempre acompanhada da marca da franquia Jurassic Park, mas não contemplava a aplicação em produtos à venda. Também estava vetada a utilização em campanhas reais de caridade, ambientais ou a favor dos direitos dos animais.


Este já é a segunda polêmica relacionada a direitos autorais envolvendo o filme. Em junho passado, um surfista brasileiro afirmou que a produção tinha usado e alterado digitalmente sua imagem sua durante uma competição, sem sua autorização. A queixa é referente a uma das cenas finais do filme, em que o mosassauro é visto se aproximando de humanos no oceano, próximo a uma praia habitada.

Reino Ameaçado arrecadou mais de US$ 1.3 bilhão em bilheteria. Com todo esse dinheiro, não deve ser difícil fazer um ou dois acordos judiciais, não é?

Fonte: The Hollywood Reporter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Footer Ad

Update cookies preferences -->