Teremos dinossauros com penas em "Jurassic World: Dominion"? - Mundo Jurássico BR

Últimas notícias

Post Top Ad

domingo, 1 de março de 2020

Teremos dinossauros com penas em "Jurassic World: Dominion"?

Arte feita por fã baseada em cena de Jurassic World. (Foto: Reddit)

A franquia Jurassic já foi e ainda é, algumas vezes, alvo de críticas pelo fato dos dinossauros mostrados nos filmes não serem, em sua maior parte, cientificamente corretos. E o principal fator alvo de críticas é que hoje já é consenso entre a comunidade científica que boa parte dos dinossauros tinham penas. Aliás, foi dos dinossauros que evoluíram as aves de hoje. No entanto, lá na década de 1980, quando Jurassic Park foi escrito por Michael Crichton, até no início dos anos 1990, quando a adaptação cinematográfica foi produzida, esse consenso não existia, até pela falta de evidências paleontológicas.

Foi só a partir da década de 2000, depois da descoberta de vários fósseis com penas conservadas, que ficou mais claro o vínculo evolucionário entre dinossauros e aves. Aliás, em Jurassic Park III houve uma tentativa de atualização do design dos Velociraptors, com a inclusão de pequenos pelos nos animais. Porém, isso fica longe do que, de fato, segundo a ciência, os Raptors se pareciam:

Arte de Zhao Chuang (Fonte: Scientific American)

Mas se hoje já sabemos que os dinossauros eram bem diferentes dos mostrados em Jurassic Park, porque no retorno da franquia, em 2015, com Jurassic World, as correções não foram feitas? A resposta tem a ver com continuidade e coerência com os filmes anteriores. Seria estranho que os dinossauros da Isla Nublar tivessem uma aparência em Jurassic Park e uma totalmente diferente em World. Além disso, talvez naquele momento, o público ainda não estivesse "preparado" para ver um Jurassic Park com dinossauros emplumados.

Mas a produção do filme de 2015 estava ciente disso e há uma fala do Dr. Henry Wu no filme que explica porque os dinossauros não são cientificamente corretos. Veja no vídeo abaixo:



Nesse diálogo entre o Dr. Wu e Masrani, uma frase chama a atenção: "Se o código genético deles [dinossauros] fosse puro, muitos deles pareceriam diferentes, mas você não me pediu realidade, você me pediu dentes." Mas o que nos leva a crer que Jurassic World: Dominion, o novo filme da franquia, vai ter dinossauros com penas?

O primeiro indício é o novo paleontólogo consultor do filme, Steve Brusatte. Nas 5 produções anteriores da franquia, esse cargo foi de Jack Horner, renomado paleontólogo conhecido por suas pesquisas que buscam tornar realidade a recriação dos dinossauros por meio de engenharia genética. Horner serviu, inclusive, de inspiração para a criação do personagem de Alan Grant no livro e posteriormente no filme.

Raptors de Jurassic Park III tinham pequenos pelos na cabeça. (Foto: Amblin Entertainment)

Mas, a substituição de Horner por Brusatte pode significar uma nova abordagem que está sendo buscada pela produção em Jurassic World: Dominion. Brusatte é um dos principais paleontólogos do mundo atualmente, tendo descoberto até hoje, nada mais, nada menos do que 15 espécies de dinossauros. Brusatte já esteve inclusive no Brasil, em 2016, para uma pesquisa em parceria com o paleontólogo brasileiro Carlos Candeiro, pesquisador da Universidade Federal de Goiás.

O americano escreveu em 2015, logo após a estreia de Jurassic World, um artigo para a revista Scientific American, em que ele elogiou o entretenimento do filme, mas criticou o design dos Velociraptors:

"Dezenas de milhões de pessoas foram aos cinemas neste verão para ver Jurassic World, um filme de ação "estrelando" um grupo de Velociraptors treinados que caçam dinossauros geneticamente modificados sob o comando do seu mestre humano.

É uma história absurda, é claro, mas muito divertida. Eu estudo dinossauros a vida toda e não me incomodou ver Velociraptors sendo usados como cães de caça para o bem do bom cinema. O que eu não gostei, no entanto, foi que os Velociraptors foram retratados como grandes, brutos, escamosos e de cor monótona.

Isso porque na vida real, o Velociraptor era um predador do tamanho de um cachorro, coberto de penas. Os paleontologistas sabem disso há algum tempo."


Faz todo sentido que, agora, que os dinossauros não são mais uma exclusividade da InGen, outras empresas façam dinossauros de formas diferentes, que podem ser mais voltadas à realidade do que a empresa fundada por John Hammond escolheu fazer.

Então, ligando esses vários pontos citados, é quase certo dizer que teremos SIM dinossauros emplumados em Jurassic World: Dominion! A confirmação disso só teremos em 11 de junho de 2021, na estreia do filme nos cinemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Footer Ad

Update cookies preferences -->